You are here: Home

Exames médicos pelo celular

E-mail Imprimir PDF

O novo aparelho pode fazer sete diferentes tipos de exames médicos e divulgar o resultado, de forma instantânea, para qualquer parte do mundo.

Uma empresa israelense descobriu mais uma função para o celular. O novo aparelho pode fazer sete diferentes tipos de exames médicos e divulgar o resultado, de forma instantânea, para qualquer parte do mundo.

A empresa israelense há 20 anos produz sensores para os mais modernos equipamentos médicos do mundo. Desde 2010, cientistas e técnicos desenvolvem um projeto revolucionário. Gente do mundo todo vai poder usar o telefone para fazer exames médicos a qualquer hora do dia ou da noite.

Yaacov, presidente da empresa, explica que o minilaboratório permite controlar a saúde, os remédios, a dieta e o calendário. Basta apertar firme com os dedos na lateral que em dez segundos o aparelho produz um eletrocardiograma. A análise é enviada pela internet. Yaakov fica aliviado: o resultado é normal.

“Você está num cinema na Austrália e sente-se mal”, diz Yaacov. “Faça o teste de saturação de oxigênio e mande por e-mail para o seu médico que está no Rio de Janeiro. Você está de cabeça quente, pode ser uma febre. Esfregue o telefone na testa e segure. A temperatura aparece em um instante.”

Para os diabéticos tem um estojo especial, com agulhas e material esterilizado e descartável. Basta furar o dedo e colocar o sangue no sensor conectado ao celular.

Tem opções para controlar os batimentos do coração, porcentagem de gordura e o nível de estresse, que mostra um sugestivo paraquedista na tela, que pousa enquanto você espera o resultado.

Ao final do teste de estresse, o telefone ainda dá uma dica para relaxar. Pode ouvir música, fazer meditação ou até mesmo ioga. É só apertar e acompanhar o vídeo que aparece na tela.

O aparelho será vendido, inicialmente, na Europa e na Índia. Não há prazo de quando chegará ao Brasil.

 

Última atualização ( Ter, 02 de Abril de 2013 00:36 )